Por Dentro da Lei

Por Dentro da Lei

22 de abril de 2015

A MONTANHA QUE DEVEMOS CONQUISTAR

Publicado originalmente no Blog do Jornal Tribuna do Direito
(para ler no site, clique aqui)



Para se conseguir ter uma visão mais aprofundada da cidadania, o que é exigido de qualquer um que pretenda exercer seus direitos de cidadão e compreender a dinâmica sociopolítica, há necessidade de se conhecer a problemática que envolve a figura atual do Estado.

Como muitos sabem, o Estado é uma criação da modernidade e sua configuração vem sofrendo mudanças ao longo dos séculos, principalmente após a globalização e, mais recentemente, com a crise econômica de 2008.

Para tratar dessas questões, o filósofo húngaro Istvan Mészarós nos brinda com seu último trabalho “A montanha que devemos conquistar: reflexões acerca do Estado”, recentemente lançado pela Editora Boitempo.

Dialogando com pensadores a partir de Platão e Aristóteles e seguindo com Hobbes e com Hegel, principalmente no livro deste sobre Filosofia do Direito, Mészarós enfrenta com clareza as mazelas que atacam a conformação atual do Estado, numa forma de visão complexa, não se limitando a falar de uma teoria do poder estatal, mas dos componentes dinâmicos que colaboraram para sua criação e existência, incluindo a perspectiva econômica dada pelo capitalismo globalizado.

É promovida ainda uma análise cuidadosa dos problemas políticos e sociais, a par dos econômicos, que limitam a atuação estatal como forma de organização social, colocando a nu os antagonismos enraizados na ordem social, mormente aqueles decorrentes da dominação do capital. Com isto, o autor forma base teórica sólida para traçar elementos de construção de alternativas para o quadro presente.

Com suas colocações, Mészarós permite ao leitor escalar a montanha que “equivale a muitos Himalaias”, no caminho da compreensão dos desajustes e incertezas que atingem este momento da organização estatal.

O livro é anda importante para aqueles eu são estudantes ou operadores do Direito, pois o fenômeno do Estado é tratado sempre de forma complexa e não compartimentada, apontando o autor as relações de diversas classes de problemas e elementos que acompanham o percurso da formação estatal, além do retrato da crise de sua atualidade.

Para o leitor pátrio, ainda consta da obra uma entrevista concedida por Mészarós a um jornal brasileiro, permitindo-se compreensão mais aprofundada da formação do autor e de sua análise, voltada aqui também especificamente para o foco do Brasil.

Enfim, um livro para que gosta de temas políticos e para quem trabalha ou quer compreender a atualidade e os possíveis caminhos para a atual organização da sociedade.




A montanha que devemos conquistar: reflexões acerca do Estado
Autor: Istvan Mészarós
Editora: Boitempo
Ano: 2015
Avaliação: ótimo

Nenhum comentário: